Dúvidas Frequentes

Dente do Siso

O que é o “dente do juízo”? Quando ele aparecerá na minha boca?

Dente do Siso

O popularmente chamado “dente do juízo” é na verdade, o dente do siso ou terceiro molar. Eles são os últimos dentes a erupcionarem na boca, ocorrendo normalmente dos 17 aos 25 anos. Existem quatro dentes do siso: terceiro molar direito superior e inferior, terceiro molar esquerdo superior e inferior. Porém, não são todas as pessoas que têm todos os dentes do siso.
Particularmente, na minha boca só existiam os dentes do siso superiores direito e esquerdo que já foram extraídos.

Pode ocorrer do dente do siso não erupcionar?

Sim. O dente do siso pode não erupcionar em diversas situações:
- alguns pacientes realmente não possuem o dente do siso (o germe dental). No meu caso, eu nunca tive os dentes do siso inferiores;
- os dentes do siso podem não erupcionar por falta de espaço na arcada dental do paciente;
- o dente do siso está em posição inadequada. Pode estar na posição horizontal, inclinada ou mesioangulada, invertido ou distoangulado em relação aos demais dentes, e assim não erupcionará por completo ou erupcionará apenas parcialmente;
- podem ocorrer cistos ou tumores odontogênicos que impedem a correta erupção;
- o dente pode estar impactado no segundo molar;
- em casos de inflamações recorrentes, pode ocorrer um espessamento gengival ou uma fibrose na área afetada. Isto dificultará a ruptura gengival podendo levar a um atraso ou a não erupção do dente do siso.

O que acontece se o dente do siso não erupcionar?

Quando o dente do siso não consegue erupcionar, ele pode produzir reabsorções dentais e ósseas, alterações degenerativas (por exemplo: cistos e tumores odontogênicos) e algumas vezes dor.
Além disso, existem situações em que o dente do siso erupciona parcialmente. Nestes casos, ele pode provocar a inflamação dos tecidos moles circunvizinhos ao mesmo (pericoronarite), irritação local, edema gengival, dor ou até mesmo abscessos. Pela dificuldade de higienização na região do dente do siso e/ ou pela retenção de alimentos e placa bacteriana, podem ocorrer processos de lesão de cárie no próprio dente do siso ou no segundo molar vizinho a este dente.

O que devo fazer se a gengiva ao redor do meu dente do siso ficar inflamada?

Neste caso, o ideal é procurar o seu dentista. Será preciso anestesiar a gengiva e promover a raspagem / curetagem gengival. Em alguns casos, parte desta gengiva poderá até ser removida. Além disso, será necessária a realização de uma higiene bucal bastante criteriosa na região, uso de anti-sépticos bucais e até mesmo uso de medicação antiinflamatória e/ ou antibiótica. Se isto for recorrente, será necessária uma avaliação criteriosa clínica e radiológica, pois pode ser indicada a exodontia do terceiro molar.
Eu, particularmente, costumo recomendar o uso de escovas tipo “tufo” para facilitar a higienização desta região.

O dente do siso pode empurrar os demais dentes da boca provocando alterações de posição dentária na minha boca?

Esta teoria ainda é bastante controversa. Existem profissionais que acreditam que se não espaço suficiente na arcada dental e o paciente tem a predisposição para sofrer apinhamentos dentais, o dente do siso pode favorecer este processo de movimentação dos dentes.
Na verdade, a posição dos dentes é dada pelo equilíbrio de forças entre musculatura labial, músculo bucinador, contatos entre dentes antagonistas e adjacentes, língua e força mastigatória. Deste modo a pressão do terceiro molar na erupção dentária exerce pouca influencia na movimentação dental (exceção em casos de alterações nas forças ativas sobre os dentes como infecções recorrentes, mastigação unilateral e etc.).

Como posso saber se devo extrair o dente do siso?

Consulte o seu dentista. Ele solicitará um exame radiográfico extra-bucal tipo panorâmica para auxiliar no correto diagnóstico do seu caso.
Em casos de ausência de espaço, erupção parcial do dente gerando inflamação gengival ou possibilidade de lesão de cárie do segundo molar ou posicionamento incorreto do terceiro molar pode-se indicar a extração do mesmo.
É comum ser necessário a extração de ambos os dentes do siso do mesmo lado (superior e inferior).

Considerações finais

A extração do dente do siso é um procedimento cirúrgico que pode apresentar alguma dificuldade dependendo da posição em que o dente se encontra. Escolher um profissional bem treinado e capacitado para solucionar estes casos é fundamental para o bem estar do paciente. Além disso, quanto mais técnico for o profissional que fará a cirurgia, menor o trauma gerado e consequentemente melhor será o pós-operatório do paciente.

Perguntas e respostas elaboradas pelo Dr. Marcius Angelo Iwai e pelo Dr. Denis Pimenta e Souza.

O Dr. Marcius Angelo Iwai é especialista em Dentística Restauradora/ Estética Dental e Prótese Dentária. Pós graduação em Implantodontia. Pós graduação em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.

O Dr. Denis Pimenta e Souza é especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial e especialista em Estomatologia.