Dúvidas Frequentes

Gravidez

A condição bucal das mulheres sofre alterações na gravidez?

Sim, em especial a condição gengival.
Durante a gravidez, pode ocorrer uma resposta inflamatória gengival exagerada (gengivite) na presença da placa bacteriana. Vermelhidão, edema e gengivas com sangramento são características desta inflamação.
Além disso, pode ocorrer granulomas gravídicos devido à interação de alterações hormonais, alterações gengivais e piora na qualidade da higiene bucal.
A correta higiene bucal (escovação e uso do fio dental) pode remover a inflamação. Mesmo após os cuidados com a higiene bucal, se a gengiva continuar inflamada e/ ou sangrante, o seu dentista deve ser consultado.
A gravidez não é responsável pelo aparecimento da cárie. O aparecimento da cárie está basicamente relacionado com a dieta e a limpeza dos dentes (leia mais).

A gestante pode receber tratamento odontológico?

O atendimento as gestantes deve ser bem avaliado pelo dentista.
A limpeza profissional pode ser realizada em casos de gengivite.
Alguns procedimentos podem ser adiados para o término da gestação.
O ideal é fazer um tratamento/ check up odontológico previamente. Desta maneira, evitaremos situações de urgência durante a gravidez.
Em casos de urgência como pulpite ou abscessos, o tratamento deve ser realizado imediatamente. O segundo trimestre da gravidez é o melhor período para os procedimentos odontológicos.
Nos casos de atendimento, recomenda-se que a paciente fique posicionada na cadeira odontológica deitada de lado, a fim de melhorar o bem estar, descomprimir a região abdominal e melhorar o aporte venoso de membros inferiores. Recomendamos ainda, atendimentos rápidos e em posições confortáveis para a grávida (cadeira odontológica não muito inclinada).
Pode se contatar o médico/a responsável pelo acompanhamento da gestante para o melhor atendimento possível e o bem estar da paciente.

A gestante pode ser radiografada pelo dentista?

Pode. Informe o seu dentista sobre a gravidez para que ele tome todas as precauções necessárias, como o uso do avental de chumbo.
Se for possível, realize o exame radiográfico após o término da gestação.

A saúde da gestante tem relação com os futuros dentes do bebê?

Sim. Os futuros dentes decíduos do bebê começam a se formar a partir da 8ª semana de vida intra-uterina. Já os germes dentários permanentes iniciam o seu desenvolvimento por volta do 5º mês de vida intra-uterina.
Desta forma, todas as condições desfavoráveis (uso de medicamentos, infecções, carências nutricionais, estresse e etc.) durante a gestação podem trazer problemas nos dentes do bebê.

Considerações finais

A gestante deve ter os mesmos cuidados com a higiene bucal de uma mulher não grávida. Preste atenção na qualidade da sua escovação e o uso correto do fio dental.
Uma alimentação adequada e equilibrada favorecerá a saúde geral da gestante e do futuro bebê.
Nunca faça uso de medicamentos sem consultar o seu médico ou dentista.

Perguntas e respostas elaboradas pelo Dr. Marcius Angelo Iwai e pelo Dr. Denis Pimenta e Souza.

O Dr. Marcius Angelo Iwai é especialista em Dentística Restauradora/ Estética Dental e Prótese Dentária. Pós graduação em Implantodontia. Pós graduação em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.

O Dr. Denis Pimenta e Souza é especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial e especialista em Estomatologia.