Dúvidas Frequentes

Afta

O que é afta?

Afta Afta

A afta é uma ferida na mucosa da cavidade bucal caracterizada por uma erosão/ ulceração, recoberta por uma membrana branco-amarelada e circunscrita por um halo mais avermelhado. Classicamente, as aftas menores medem de três a dez milímetros, tem um curso de sete a catorze dias e curam-se sem deixar cicatrizes.
As lesões podem ser precedidas de queimação e prurido. Geralmente, as aftas ocasionam reações inflamatórias associadas à dor.
Algumas manifestações orais que se assemelham as aftas comuns podem ser manifestações de outros problemas de saúde, como mucosites, estomatites, herpes e lesões imunológicas. Alterações estomacais como gastrites, refluxo e alteração de acidez oral também podem levar a reincidência de lesões ulcerativas. Portanto, o correto diagnóstico deve ser feito por um profissional preparado, a fim de realizar o tratamento adequado e/ ou indicar um médico.

O que causa a afta?

Não existe uma causa única e bem definida para o aparecimento das aftas. Vários motivos têm sido relacionados como agentes responsáveis:
- alergias;
- predisposição genética;
- deficiências nutricionais;
- anormalidades hematológicas;
- influências hormonais;
- agentes infecciosos;
-trauma;
- medicamentos;
- estresse.
A crença popular sugere que alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas, preferencialmente em quem já apresenta tendência para o problema.

Como tratar as aftas?

A história médica do paciente deve ser revista com a finalidade de encontrar desordens sistêmicas que possam estar associadas com ulcerações semelhantes a aftas.
As aftas brandas não requerem nenhum tipo de tratamento ou apenas tratamento tópico com corticóides.
Além disso, os pacientes podem aumentar a hidratação, fazer uso de vitamina C (auxilia na reparação tecidual, em especial das mucosas e melhora o sistema imunológico), higiene oral rigorosa, não consumir alimentos muito salgados ou temperados e evitar traumatizar a região afetada.
Consulte o seu dentista para uma prescrição médica correta.

Considerações finais

Toda “afta” sem sinais de cicatrização e que permaneça na boca por mais de 20 dias precisa ser melhor investigada. Portanto, consulte o seu dentista neste tipo de situação.

Perguntas e respostas elaboradas pelo Dr. Marcius Angelo Iwai e pelo Dr. Denis Pimenta e Souza.

O Dr. Marcius Angelo Iwai é especialista em Dentística Restauradora/ Estética Dental e Prótese Dentária. Pós graduação em Implantodontia. Pós graduação em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.

O Dr. Denis Pimenta e Souza é especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial e especialista em Estomatologia.