Dúvidas Frequentes

Herpes

O que é a herpes?

A herpes é uma doença viral recorrente, que afeta principalmente a mucosa da boca ou a região genital. Existem dois tipos de vírus:
- herpes vírus tipo I que causa a herpes labial e é muito disseminado na população em geral. O seu contágio ocorre através da saliva ou através do contato direto com pacientes com vesículas ativas;
- herpes vírus tipo II, que ocorre na região genital e seu contágio acontece através do contato direto via relacionamento sexual.
Acredita-se que cerca de 90% da população tenha os anticorpos contra o vírus da herpes, apesar de não apresentarem os sintomas da doença.
Inicialmente ocorre uma ardência e/ ou uma “coceira” intensa no lábio superior, que é o local de maior incidência da lesão (porém, ela pode ocorrer no lábio inferior, na gengiva e até na língua).
Posteriormente, a mucosa afetada apresentará manchas avermelhadas e vesículas/ bolhas dolorosas. As vesículas/ bolhas apresentam um líquido rico em vírus e a sua ruptura que ocorre espontaneamente, é uma forma de transmissão da doença. Elas costumam desaparecer e reaparecer sem deixar marcas ou cicatrizes.
No geral, o ciclo da lesão dura em média 14 a 21 dias e pode causar desconforto e/ ou dor neste período.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento da herpes?

O diagnóstico da herpes geralmente é feito clinicamente. Em alguns casos mais complexos ou menos evidentes, a confirmação laboratorial é desejável.
O tratamento é feito com medicamentos antivirais e se iniciado precocemente terá resultados mas significativos.
A hidratação e as medidas de higiene local são desejáveis.
Consulte o seu dentista para um diagnóstico e uma prescrição médica correta, além disso, o paciente deve ser instruído a restringir o contato com a lesão para evitar a disseminação para outros locais e pessoas.

Perguntas e respostas elaboradas pelo Dr. Marcius Angelo Iwai e pelo Dr. Denis Pimenta e Souza.

O Dr. Marcius Angelo Iwai é especialista em Dentística Restauradora/ Estética Dental e Prótese Dentária. Pós graduação em Implantodontia. Pós graduação em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.

O Dr. Denis Pimenta e Souza é especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial e especialista em Estomatologia.