Saúde Bucal

Técnica de Higiene bucal

Primeiramente, a escolha de uma escova ideal. Ela deve ter as seguintes características:

- cabeça pequena para atingir todos os cantos da boca, inclusive os dentes do fundo;
- cerdas macias ou extra macias. As escovas de cerdas médias ou duras podem machucar a gengiva ou causar um desgaste na superfície dos dentes;
- cerdas todas da mesma altura;
- cerdas com pontas arredondadas.

Já a escovação propriamente dita, deve seguir as seguintes orientações:

Escovação

- superfície do dente que mastiga: realizar movimentos de “vai e vem”. Muita atenção com os molares, que por estarem mais no fundo da boca, podem ser negligenciados. A superfície do dente que mastiga exige muito cuidado, graças a sua anatomia que favorece a retenção da placa bacteriana e consequentemente a instalação de lesões de cárie;

Orgão Dental Escova

- superfície do dente voltada para a bochecha: posicionar a escova 45° em relação ao longo eixo do dente de forma que as cerdas “penetrem” no sulco gengival (pequeno espaço entre o dente e a gengiva) e fazer movimentos vibratórios de forma suave. Posteriormente, podem ser realizados “movimentos de varredura” ao longo dos dentes. Nos dentes superiores, os movimentos de varredura são de “cima para baixo”, e nos dentes inferiores, os movimentos de varredura são de “baixo para cima”.

Escovação

- superfície do dente voltada para a língua e “céu da boca”: seguir os passos da orientação anterior.

A higienização adequada precisa ser complementada pelo o uso do fio dental. Somente o fio dental consegue realizar a correta limpeza entre os dentes:

Fio Dental

- o fio ou fita dental deve ser deslizado suavemente entre as superfícies dos dentes e na margem gengival. Muitos pacientes fazem somente a “colocação e retirada” do fio dental do espaço entre os dentes. Desta forma, são removidos os restos de alimentos, porém a placa bacteriana pode permanecer no local. Portanto, é recomendado que o paciente “ultrapasse” o ponto de contato entre os dentes e deslize o fio dental desde a margem gengival e ao longo de toda a superfície de contato dos dentes fazendo movimentos de “engraxamento”.

Escovação

É aconselhável também fazer a higienização da língua, através da escovação da mesma ou com o uso de um “limpador de língua”. Na parte superior da língua, pode ocorrer a formação da saburra lingual (camada viscosa de cor esbranquiçada), que pode ser removida com movimentos de “trás para frente”.

Além disso, não tente fazer a higienização apressadamente. Certamente, você não removerá toda a placa bacteriana...
Consulte o seu dentista regularmente. Solicite mais informações sobre a correta técnica de higienização para o seu caso.
Existem escovas interdentais e escovas tipo tufo indicadas para pacientes com problemas periodontais ou para pacientes portadores de aparelho ortodôntico.

A dieta é fator importante no controle das doenças bucais. Clique no link abaixo para obter mais informações sobre Dietas: