Saúde Bucal

Doença Periodontal (Gengivite/Periodontite);

periodonto saudavel

Periodonto Saudavel

Tecido gengival e periodontal sadios. A gengiva não apresenta sangramento e/ou vermelhidão e/ou edema (inchaço). A sua coloração é rósea, os seus contornos são nítidos. As fibras do ligamento periodontal e o osso de suporte estão inalterados.

gengivite

Gengivite

A gengiva está inflamada pela presença da placa bacteriana, caracterizando um quadro de gengivite. A gengiva apresenta vermelhidão e/ou sangramento e/ou edema. O sangramento pode ocorrer espontaneamente ou durante a escovação ou uso do fio dental. As fibras do ligamento periodontal e o osso de suporte estão inalterados. A partir deste estágio, você já deve procurar o seu dentista.

periodontite

Periodontite

A gengiva apresenta vermelhidão e/ou sangramento e/ ou edema. As fibras do ligamento periodontal e o osso de suporte estão danificadas. A inserção do dente começa a ser prejudicada. Note que a sonda milimetrada consegue penetrar entre o dente e a gengiva alguns milímetros (acima de 2 mm/ formação de bolsa periodontal). Quanto mais rápido você procurar tratamento para esse problema, melhor será o prognóstico de evolução da doença.

periodontite avancada

Periodontite Avançada

A gengiva apresenta vermelhidão e/ou sangramento e/ou edema. As fibras do ligamento periodontal e o osso de suporte estão seriamente danificadas. Existe envolvimento da furca do dente (área de união entre as raizes do dente). O dente apresenta mobilidade pela falta de inserção. A sonda milimetrada penetra vários milímetros entre o dente e a gengiva (bolsa periodontal profunda).

perda do dente

Perda do Dente

A doença periodontal ocasiona a perda do dente.

Clique nos links abaixo para obter mais informações sobre a Gengivite e Periodontite.

Lembre-se que a doença periodontal é uma doença infecciosa e necessita tratamento. Consulte o seu cirurgião dentista.